quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Via Viva estreia novo formato em parques no Campolim e Abaeté

Cruzeiro do Sul

Comemorando o dia do profissional de educação física, o novo formato do projeto Via Viva ocupou neste domingo os dez quilômetros de ciclovias entre os parques Carlos Alberto de Souza, no Campolim, e das Águas, no Jardim Abaeté. Entre as atividades realizadas e brinquedos disponíveis em alguns trechos, o destaque da edição foi um passeio ciclístico realizado em homenagem ao profissional de educação física. 

O grupo saiu da praça de eventos de Votorantim e seguiu até o Campolim. De lá, houve nova saída até o Parque das Águas, seguindo pela rota de ciclovia do Via Viva. Em outro ponto do trajeto, próximo à ponte Pinheiros, cerca de 20 crianças do projeto Alegria, realizado pelas Irmãs da Providência no bairro Novo Mundo, interagiam com outras crianças, apresentando o tchoukball, um esporte que se assemelha ao handebol e que tem no projeto o seu primeiro núcleo em Sorocaba.

Coordenados pelo professor e representante do tchoukball em Sorocaba, Evandro Felipe da Silva, os jovens jogavam e ensinavam o esporte para outros pessoas que passavam no local. "A ideia é divulgar o esporte para a população", contou o professor. Ele explicou ainda que a modalidade, que tem muitos fundamentos do handebol, foi criada em 1960 por um médico suíço, que achava os esportes muito agressivos. Então criou esse em que não há o contato entre as pessoas. Silva que é professor de educação física, disse ainda que não havia melhor jeito de comemorar a data de ontem que não fosse praticando esporte. 

A garotada aprovou o esporte e ontem aproveitou para ensinar quem não o conhecia. O estudante Wanderson Alves dos Santos, 13 anos, participa do projeto e pela segunda vez do Via Viva. Gosta da interação com outras pessoas. "Jogamos, mas também ensinamos quem quer aprender." Os amigos Fabiano Alves da Silva, Davi Murilo Souza Bueno e Igor Gonçalves, todos de 11 anos de idade, também gostaram da experiência de mostrar às pessoas o esporte que praticam no projeto. "O lugar aqui é bom e muitos param para nos ver jogando", contou Fabiano.

Fotos Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário