quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O Projeto Alegria Marcou Presença no I Festival de Tchoukball em Araçoiaba da Serra
Projeto Alegria participou de Festival de Tchoukball

A Ong Projeto Alegria participou, no último sábado, 14, do I Festival de Tchoukball, em Araçoiaba da Serra. O evento reuniu cerca de 150 crianças e adolescentes no ginásio de esportes da cidade, com presença de jogadores e membros da comissão da Associação Brasileira de Tchoukball – ABTB, além de técnicos e professores de Educação Física.

O festival trata-se de um pré-evento para o Campeonato Brasileiro de Tchoukball que, segundo os organizadores, é o maior evento de tchoukball do Brasil. O evento será realizado, também em Araçoiaba, em 18 e 19 de outubro.

De acordo com Evandro Felipe da Silva, responsável pelo projeto de esportes da Ong Projeto Alegria e professor de Educação Física, durante o festival, foram testados placares eletrônicos e de mesa. Ele e outros profissionais puderam auxiliar os professores e alunos das escolas, oferecendo às crianças e adolescentes um aprendizado de como, por exemplo, preencher a súmula de jogo e a documentação, além de ver como funciona o trabalho de arbitragem. “A crianças tiveram uma grande experiência de como é feito um evento de tchoukball”,explica.

Evandro afirma que em relação ao Projeto Alegria seus objetivos foram alcançados, porém é preciso construir ainda mais, com mais parcerias e melhor acesso à prática esportiva. Ele lembra que outros professores de Educação Física precisam também conhecer o tchoukball, pela importância pedagógica do esporte, que é o principal diferencial. “Quero expandir ainda mais o esporte na região de Sorocaba. Um dos meus objetivos é introduzi-lo nas escolas; quem sabe faça parte dos jogos escolares. O caminho está sendo feito, com a divulgação do esporte”, declara.

O estudante Juliano Souza de Moraes, 15 anos, afirma que o esporte estimula o raciocínio. “Gosto de Jogar o tchoukball porque é divertido e muito rápido. Gostei de participar do festival porque deu para aprender mais; não é preciso levar vantagem em cima dos outros”, ressalta.

A estudante de 11 anos, Ana Laura Souza, diz que gostou muito do jogo porque ninguém se machuca.“Foi bom, gostei do festival. Adorei, porque joguei com os meus amigos. Aprendi que não podemos atrapalhar as jogadas, é bem legal”.

Sobre o Tchoukball: O Tchoukball é um esporte coletivo sem contato físico que tem por essência trazer paz às equipes. O jogo foi desenvolvido na década de 70 pelo biólogo suíço Hermann Brandt. O esporte é jogado com uma bola de Handball, que é atirada contra um "quadro de remissão", (tela de corda elástica esticada simetricamente). Os dois quadros do jogo ficam situados um em cada extremidade da quadra. O jogador pode arremessar a bola em qualquer um dos dois quadros. A quadra oficial mede 40mx20m e cada equipe possui nove atletas, mas são possíveis adaptações conforme o espaço e número de jogadores disponíveis. Quando a bola é recuperada (após o rebote na tela) passa para a posse da equipe adversária. O jogador marca ponto para a sua equipe sempre que nenhum adversário pegar o rebote, deixando a bola cair no chão.

Sobre a ONG Projeto Alegria - O Centro Comunitário Padre Luís Scrosoppi atende a 188 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos do bairro carente Jardim Novo Mundo e localidades próximas.
A entidade desenvolve formação profissional e projetos educativos oferecendo várias atividades gratuitamente, como apoio psicopedagógico, musicais, dança, educação física, biblioteca, formação humana, pintura, capoeira e artesanato. Além de oferecer quatro refeições por dia.

Outras informações pelos telefones (15) 3243-6149 (15) 3221-1811, no Facebook Projeto Alegria Sorocaba, ou no e-mail profevandrofelipesorocaba@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário